Indicadores de integridade e a importância da comunicação eficiente

Para realizar a gestão em compliance, é essencial fazer a análise de desempenho do programa implementado por meio de indicadores a fim de fazer ajustes e aprimoramentos das ferramentas disponíveis. O canal de denúncias, por exemplo (importante indicador), representa um meio essencial para prevenção e combate a eventuais irregularidades e atos ilícitos, como: ações antiéticas, desvios financeiros, corrupção, assédio em todas as suas formas, discriminação, agressão, bullying e outras situações indesejáveis. Caso não sejam combatidas (enforcement), tais ações podem prejudicar o ambiente de trabalho, reduzir os índices de desempenho, a produtividade, causar grandes prejuízos financeiros e colocar em “xeque-mate” a reputação da empresa. Para isso, o PS SOLUÇÕES COMPLIANCE está atento aos indicadores para acompanhamento da quantidade, origem, qualidade e tipos das denúncias recebidas (ou não), mas que foram comunicadas, por meios outros, que não permitam o tratamento adequado da informação e, consequentemente, a busca da verdade. E, como resultado deste monitoramento, ações afirmativas, medidas disciplinares, aprimoramento constante e outros procedimentos serão adotados pela empresa a fim de atingir os mais altos padrões de integridade.

IMPORTANTES INDICADORES DE COMPLIANCE:

  1. Canal de denúncia (report e comunicação)

É um importante indicador porque possibilita agir preventivamente diante de desvios de conduta e, também na violação dos marcos regulatórios da empresa. Dentre as situações que podem ser evitadas, destacam-se também ações judiciais e o “temido” criminal compliance, que ocorre quando a ação praticada repercute na violação de direitos, cuja competência de atuação é do Estado e não mais da empresa. No entanto a empresa tem o dever de comunicar às autoridades o fato, por não se tratar de simples compliance trabalhista (poder diretivo do empregador e medidas disciplinares previstas na CLT). Por meio da qualidade, quantidade e origem das denúncias é possível fazer um mapeamento de situações de integridade na empresa e suas repercussões financeiras. Há empresas que colocam alguns indicadores de compliance como meta para pagamento do PLR (participação nos lucros e rendimentos). Por exemplo, no ano em que não há reports e comunicações ao canal da denúncia/linha ética, há uma redução significativa na participação nos lucros. Estratégias outras são usadas para coibir ações desconformes, omissões e conivências. Em última análise é fundamental ter em vista que, se os meios de report não funcionam, ou, não há na empresa, ainda, uma cultura instaurada de comunicação de atos desconformes, não há que se falar em respeito aos princípios (PREVENÇÃO, DETECÇÃO E RESPOSTA). Se o canal de denúncias nunca é acionado e a “rádio corredor” (fofoca institucional), vai muito bem, obrigada! Temos aí uma bandeira vermelha, e é hora de lançar mão da educação para a ética. Para tanto, treinamentos, jogos, enquetes, palestras são importantes ferramentas para incentivar o uso desse importante canal.

  1. Apoio da diretoria

Tone at the top, em simples explicação, significa o “exemplo que vem de cima”. Quanto maior o compromisso da diretoria, mais se destaca sua reputação. Nessa linha de raciocínio, ao tornar público seu programa de integridade, a PS SOLUÇÕES demonstra que deseja ser uma empresa reconhecida (transparência)por sua reputação e suas ações (éticas). O mundo dos negócios é movido por confiança em qualquer sentido. Obviamente é mais seguro realizar uma operação comercial/financeira com uma empresa cuja reputação é reconhecidamente sem manchas do que com outra que deixou escapar os números, fatos e dados de seu programa de integridade. Nesse sentido, é comum nas empresas comprometidas com sua ética e seu sistema de valores, que seus líderes participem ativamente das atividades de Compliance (treinamentos, congressos, palestras, abertura de eventos, comitês etc). Outro importante indicador é a participação ativa dos colaboradores e o comprometimento consciente de que Compliance não é mais um meio encontrado pela empresa, de dar mais trabalho às equipes, mas sim o indicador de rota de crescimento seguro, ético, confiável e sustentável. As políticas aprovadas pela alta direção são outro importante indicador, pois através destas a empresa comunica suas intenções, valores, e o papel social que busca desempenhar no mundo dos negócios e no mercado.

  1. Comunicação e treinamento

Se a empresa deseja altos padrões de integridade é preciso dedicar esforços em treinamento e qualificação. Conteúdos afetos ao compliance, políticas e condutas desejáveis demandam contínua e incansável educação para a ética. Normalmente o sistema de valores internos/pessoais, acaba “entrando em choque” com os valores da empresa, quando esta não comunica seus objetivos (longo, médio e curto prazo) e sua matriz reputacional. O PS SOLUÇÕES COMPLIANCE, por exemplo, tem como um de seus objetivos de curto prazo tornar visíveis e executáveis ações afirmativas (promoção)de DIVERSIDADE E INCLUSÃO no meio ambiente empresarial. De longo prazo: que compliance seja cultura na empresa (ética internalizada). Por isso tem investido em treinamentos (temáticos e pontuais) e atividades (compliance week/ compliance day) a fim de atingir todas as suas metas no menor tempo possível. Das realidades e rotinas da empresa nascem os temas a serem comunicados. No dia 12/03/2021, haverá uma comunicação geral cujo ponto central é Report e Enforcement, e o objetivo é demonstrar que sem comunicação adequada é impossível a atuação preventiva. A diretoria executiva apoia tais ações porque compreende que, à medida que aumenta a curva de aprendizado, proporcionalmente crescem: a detecção de riscos de integridade e os padrões de conduta. O treinamento em questão visa também demonstrar a confiabilidade dos canais de denúncia e report da empresa.

 

ESTAMOS NO CAMINHO CERTO…

Os indicadores de integridade aqui apresentados são apenas alguns dos muitos a serem observados numa avaliação. Para nossa realidade, nesse momento, os indicados acima, se apresentam com o maior índice de significância. Sabemos que estamos no caminho certo porque buscamos desenvolver métricas de monitoramento que nos permitam verificar a efetividade do programa, criar novos controles, ações, estratégias de atuação e melhores práticas. Em permanentes trocas com nossa unidade de TI e demais áreas da empresa, vamos paulatinamente criando meios e ferramentas que nos possibilitem a comunicação mais eficiente e a tomada imediata de decisões. Um programa é um conjunto de ações determinadas por realidades, por isso é construído dia a dia. Maturidade é um processo, cujas demandas e desafios diários determinam o ritmo da evolução. Podemos dizer que um programa de compliance maduro é aquele que se tornou imperceptível na empresa. TODOS, SEMPRE farão o que é CERTO!

Andréa M. G. Leandro
Compliance Officer CPC-A

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Comentários

  1. Esse espaço é dedicado também às publicações do PS SOLUÇÕES COMPLIANCE. Por Aqui comunicamos algumas de nossas ações, informações sobre o andamento do programa e novidades do universo compliance. Aguardamos suas sugestões e opiniões nesse espaço. Deixe aqui seus comentários! São muito valiosos para o sucesso desse programa! Desejo a todos boa leitura! E até o próximo!

  2. Maurício Alvarenga de Almeida disse:

    Prezada Andréa,

    indicadores são o caminho para medir nossos esforços em busca de resultados, portanto, sou à favor de continuarmos neste caminho.

    Saliento que pelo fato do processo ser novo na PS e ainda mais para a grande maioria dos colaboradores, precisaremos de tempo e resiliência para que os conceitos e práticas se amadureçam.

    Conte comigo sempre que você precisar e parabéns pelo trabalho.

    Abraços,

    Maurício

  3. Andréa Leandro disse:

    Prezado Maurício,
    Muito obrigada pela participação! Com certeza ainda há um longo caminho a ser trilhado e é confortante saber que estamos seguindo os ventos da ética e da integridade. É bem por isso, que o arquétipo desse programa de compliance, é uma bússola. Desafios acontecerão, como em todo início. Certas culturas prescindem de adaptação e acomodação em espaços preestabelecidos. Assim seguimos confiantes que com apoio e participação de todos, o resultado não é outro, senão êxito!
    Obrigada!