Somos todos compliance: conheça o programa

A ideia de implementar um programa de Compliance na PS SOLUÇÕES surgiu num contexto de expansão dos horizontes da empresa. Nesse momento, normalmente, levantamos os riscos inerentes ao negócio e os riscos adjacentes que surgem no cenário de ameaças e oportunidades, num momento de crescimento.

Pensando em controles internos com repercussão externa, identificamos a necessidade de um sistema coordenado, que alcançasse todas as áreas da empresa e fosse, de certa forma, um mecanismo de governança, sustentabilidade, proteção e autorregulação dos negócios corporativos.

No mês de março de 2020, iniciamos os estudos e o levantamento dos riscos das atividades da empresa, para elaboração do projeto, uma vez que nesse momento, a diretoria executiva demonstrou o firme propósito em apoiar a construção das políticas.

Quando finalizávamos a escrita desse projeto, fomos surpreendidos pela pandemia do COVID-19, que rapidamente se alastrou pelo mundo, nos obrigando a tomar medidas emergenciais e elaborar políticas de enfrentamento da crise de saúde pública mundial. Num momento em que, parecia que o projeto seria colocado em stand by, algo surpreendente aconteceu. Ao invés de parar, o programa demonstrou que era dotado de vida própria, ou seja, nasceu das realidades da empresa, das diversas situações que foram surgindo e exigindo o nascimento prematuro de políticas de contingenciamento em vários segmentos da empresa.

Assim, vieram as políticas, precedendo ao código de condutas, o que demonstra que um programa de Compliance deve ser dinâmico e não uma realidade estática e compartimentada. E nosso programa foi verdadeiramente, sendo customizado, no cenário das rotinas e dos acontecimentos dentro da empresa.

Projetamos nesse programa o desejo de que, um dia, não sejam necessárias normas e políticas para que nossas atitudes sejam guiadas por ética, retidão e honestidade. Nosso país ostenta hoje uma triste posição no Mapa da Transparência Internacional (posição 35), ou seja, abaixo dos 50 pontos exigidos para fazer parte da lista dos países, com certo nível de confiabilidade, para a realização de negócios.

O programa de Compliance da PS SOLUÇÕES foi idealizado pelo jurídico que veio a se tornar nosso Compliance Officer e a diretoria executiva, pensando em realizar processos e procedimentos, dentro do menor tempo possível, observando normas que outorgam autonomia e mais agilidade aos processos, propagando uma cultura de governança pela autonomia e liberdade de atuação, dentro de limites previstos em marcos regulatórios, previamente definidos.

Esse programa não tem a pretensão de alcançar todas as situações que demandem regulamentação. Sendo este, apenas uma base para a construção de um ambiente empresarial democrático, justo, moderno e confiável.

Não há um rol exaustivo de normas e regulamentos. Esse programa apenas traça diretrizes de conduta ética, conformes às melhores práticas, com o fim precípuo de orientar. Pensamos num futuro de grandes conquistas e crescimento sustentável para essa organização. Buscamos preparar nossos Steakholders para um futuro onde, Compliance seja parte do capital cultural da empresa. Sonhamos com um Brasil de empresas sólidas com trabalhadores valorizados e felizes.

Acreditamos num Brasil do futuro, de que não tenhamos que nos envergonhar diante das posições ostentadas no cenário mundial, no que se refere à corrupção e práticas lesivas. E é exatamente por sua imagem reputacional alicerçada em ética, transparência, pontualidade e qualidade de seus produtos e serviços (nossos traços distintivos), que a PS SOLUÇÕES, essa empresa moderna e inovadora, pretende ser reconhecida na Indústria 4.0, ganhando espaço em novos mercados nacionais e internacionais.

Acreditamos que Justiça social se faz com integridade, desenvolvimento sustentável, pleno emprego e respeito às instituições. Por isso dedicaremos nossos melhores esforços para despertar consciências e promover integridade.

POR CONSCIENCIA E INTEGRIDADE

Não por acaso, esse é o slogan do Programa de Compliance da PS SOLUÇÕES, pois acreditamos que onde não há consciência não há que se falar em incorporação de padrões de integridade e ética. A consciência pode ser classificada como fenomenal e de acesso. A consciência fenomenal é a experiência em si mesma, vivenciada pelo sujeito (BLOCK 2004), é estar ciente em si mesmo. Consciência fenomenal é a consciência da realidade e tudo o que acontece no mundo dos fatos. Por ser uma qualidade interna do ser e inerente à psique humana, torna-se um mecanismo absolutamente individual e intrínseco.

A consciência normalmente leva ao autoconhecimento e quando nos conhecemos somos mais vigilantes com nossas atitudes e capazes de refrear ações impensadas ou inconscientes. Já integridade é o estado de ser inteiro ou ileso, incorruptível. É a qualidade do ser de conduta reta, justo, perfeito em atitudes, honra, fama, imagem e sentimentos.

O ser consciente não corrompe sua integridade desrespeitando normas, estatutos morais e leis, pois tem consciência que uma atitude incompatível com padrões de integridade pode prejudicar pessoas, a empresa onde trabalha e a si mesmo, tornando vulneráveis os sistemas de valores ao seu redor. Integridade é uma competência ou estado pessoal daquele que pretende ser bem sucedido e respeitado.

A consciência é fundamental para que integridade seja alcançada como o maior dos ideais de uma sociedade justa e organizada. Lamentavelmente a corrupção não é facilmente identificável, pois a pessoa capaz de corromper seus padrões de integridade para auferir lucros e vantagens indevidas, agindo dissociada de sua consciência, frauda, dissimula, falseia, manipula realidades e fatos para alcançar objetivos escusos e prejudiciais aos demais. Segundo (VILELLA DA MATA, 2018) há alguns comportamentos em é possível identificar a falta de integridade:

  1. A pessoa não age conforme o que prega, normalmente promete e não cumpre (isso vale para prazos e compromissos também);
  2. Muda radicalmente de comportamento diante de pessoas que possam beneficiá-la ou promovê-la, mas trata seus pares com desrespeito, arrogância e ingerência;
  3. É educado e agradável diante das pessoas, mas costuma falar mal quando as mesmas não estão presentes;
  4. Costuma nivelar as pessoas pela posição financeira;
  5. Busca levar crédito por atividades e conquistas realizadas por outras pessoas e está sempre em busca de um culpado para seus próprios erros;
  6. Não demonstra empatia e não se interessa pelos sentimentos e necessidades dos outros;
  7. Não honra compromissos e não se desculpa quando erra. Normalmente se exaspera e perde a razão, tentando em ultima análise alterar o tom de voz e as expressões físicas para dar a “última palavra”;
  8. Diz ter conhecimentos que de fato não tem e normalmente mantém relações ocultas com clientes e fornecedores recebendo e criando facilitações em processos e procedimentos;
  9. O rol acima é meramente exemplificativo, pois o profissional que não preza por integridade cria mecanismos para burlar as políticas, códigos, leis normas e regulamentos e consegue se manter nessa posição por muito tempo, a não ser que alguém o denuncie.
  10. Para tanto a empresa dispõe de linha ética para evitar esse tipo de situação, tomando as providências cabíveis, aplicando medidas disciplinares adequadas e garantindo a não retaliação e o anonimato de quem comunica
  11. Assim o programa de integridade é responsabilidade de todos coletiva e individualmente, pois onde há consciência, podemos esperar padrões satisfatórios de integridade.

CONTAGEM REGRESSIVA

Esse é um momento de grande alegria e expectativa para a PS SOLUÇÕES que mais uma vez, sai na vanguarda de seus propósitos, lançando seu Programa de Compliance & Integridade. Tudo foi cuidadosamente pensado e instrumentalizado para alcançarmos o ideal proposto em nosso slogan: “POR CONSCIÊNCIA E INTEGRIDADE”.

Navegue pelo nosso novo site e descubra quem é essa empresa sempre a frente de seu tempo. Nossos produtos e serviços e também nosso Código de Conduta e Ética, nossas políticas específicas para relações internas e externas. Estamos sempre trabalhando por um Brasil melhor e este é mais um passo nessa direção! Um futuro de grandes inovações começa com pessoas felizes, inteligência, competência, consciência e integridade!

Andréa M.G. Leandro
Novembro /2020
Compliance officer

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios